É O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE GREVE 2014.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Contraproposta dos Servidores do DETRAN/RS será entregue ao Palácio Piratini nesta quinta-feira, 11 de dezembro


Crédito da foto: Claiton Dornelles/BBC Fotografias

Em assembleia-permanente realizada na tarde desta quarta-feira, 10, na sala Rio Grande, do Hotel Ritter, em Porto Alegre, os servidores do DETRAN/RS deliberaram sobre os avanços da negociação com o Governo Estadual. Por maioria de votos (apenas um voto contra e duas abstenções), foram aceitos os itens da proposta do governo que atendem às reivindicações da Categoria (publicação das promoções, readequação do plano de carreira no que se refere às progressões e pagamento da GRAEX no período de licença saúde do Examinador), substituindo apenas o item matriz salarial pela contraproposta sugerida pelo Sindicato dos Servidores do DETRAN/RS (SINDET). A contraproposta será formalizada ao Governo Estadual com entrega coletiva pelos servidores nesta quinta-feira, 11, às 10 horas, no Palácio Piratini. Também decidiram realizar vigília na segunda-feira, 15, durante audiência marcada com o Governo Estadual.

Pela manhã, no gabinete da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (SARH), SINDET recebeu proposta do Governo Estadual em resposta às reivindicações da Categoria. Na ocasião, o secretário executivo do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), Vinicius Winter, o chefe de gabinete da SARH, Heitor Luiz Lermen, o diretor-geral adjunto do DETRAN/RS, Denilson da Silva, e o assessor da Casa Civil Gilberto Fontoura apresentaram minuta de projeto de lei (PL).

De acordo com a minuta do PL, os servidores de nível médio não estariam contemplados no item matriz salarial. Para contornar este problema, o SINDET apresentou contraproposta que reduz índices previstos somente aos servidores de nível superior, distribuindo o percentual também aos cargos de nível médio. Assim toda a categoria receberia percentual único de reajuste, sem gerar impacto financeiro ao Estado.

O assessor da Casa Civil Gilberto Fontoura, defendeu o PL apresentado pelo governo, afirmando que 90% da pauta do SINDET estão contemplados. Ele estabeleceu prazo para o que o Governo Estadual analise a contraproposta do sindicato até a segunda-feira, 15, agendando nova reunião para aquela data às 14 horas. Fontoura enfatizou que a terça-feira, 16, é a data limite para encaminhamento do projeto de lei à Assembleia Legislativa dentro do mandato do atual governo. Já o diretor-geral adjunto do DETRAN/RS, Denilson da Silva, informou que criará uma comissão para análise técnica das estruturas físicas (coberturas móveis e banheiros químicos) solicitadas pelo SINDET para oferecer mais proteção e conforto aos Examinadores e candidatos nos locais de prova de direção veicular no Estado.


A presidenta do SINDET, Maria Goreti Alves da Costa avaliou o avanço das negociações. “O governo atendeu algumas das reivindicações da categoria, como a efetivação do plano de carreira, em que valoriza mais títulos. Nossa mobilização está caracterizada pela unidade da categoria e pela disposição no atendimento de suas reivindicações”, declarou. Os servidores seguem em Estado de Greve. Nova assembleia-permanente marcada para segunda-feira, 15, às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário